Pedro Coimbra, Alcino Filipe, Humberto Oliveira e Abel Torres
A pavimentação do troço “5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, na freguesia de Carvalho, acaba de ser adjudicada pela Câmara Municipal de Penacova, com um investimento superior a 1,5 milhões de euros.
A empreitada foi entregue à empresa Socitop e tem um prazo de execução de 180 dias.
“No âmbito do plano traçado para a freguesia de Carvalho, além desta obra cujo contrato foi agora assinado, está a decorrer o concurso público para o troço ‘5 Caminhos / Carvalho’, cuja abertura de propostas está prevista para 13 de Maio”, revela a autarquia.
Estas duas obras de pavimentação na freguesia de Carvalho preveem, ainda, “a execução de desmatação e limpeza das superfícies dos terrenos, numa faixa de gestão de combustível da rede viária intervencionada com 10 metros de largura para ambas as bermas”, adianta o Município.
Estas intervenções estavam sinalizadas como prioritárias, “sendo inclusivamente das mais ansiadas, quer para a população, quer para o próprio Executivo”, adianta a Câmara liderada por Humberto Oliveira.
“Esta obra vai ao encontro dos objectivos traçados pelo Executivo, sabendo que estas estradas eram das que necessitavam de uma maior intervenção. São projectos complexos que, após a aprovação de financiamento e do visto do Tribunal de Contas, estão finalmente em condições de ser concretizados”, sublinhou o autarca, acrescentando que “as estradas municipais são um importante activo para o desenvolvimento do território, vistas como uma requalificação e um importante investimento na atractividade e na imagem do concelho, sendo uma forte aposta deste Executivo na manutenção e pavimentação de estradas, passeios e espaços públicos de lazer”.
Durante a assinatura do contrato, foi feita uma visita ao local pelos responsáveis, na qual estiveram presentes o presidente do Município de Penacova; o responsável pela empresa Socitop, Abel Torres; o presidente da freguesia de Carvalho, Alcino Filipe; e o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra.
Para este último, “este é um investimento avultado do Município de Penacova, mas da mais elementar justiça para a população da freguesia de Carvalho, atendendo à necessidade de requalificação destas acessibilidades”.
De acordo com o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, “é muito justo e oportuno assinalar o empenho e o mérito do presidente da Câmara, Humberto Oliveira, bem como do presidente da Junta, Alcino Filipe, e dos seus respectivos executivos, no desenvolvimento e na concretização deste investimento”.
Já Alcino Filipe congratulou a autarquia por este investimento na freguesia, sobretudo em altura em que o investimento tem estado parado no país: “é uma obra há muito esperada pela população, pois é a principal ligação da freguesia à sua sede de concelho”. “Uma das razões pela qual me recandidatei ao cargo de presidente da junta de freguesia, foi exactamente a melhoria das acessibilidades. Hoje sinto-me feliz por esta assinatura, aguardando que o concurso do troço ‘5 Caminhos / Carvalho’ decorra dentro da normalidade, para que, em breve, se inicie também a obra”.
A necessidade emergente de intervir nestas estradas municipais, de modo a beneficiar as condições de circulação, acesso e mobilidade, necessitam de implementação de sinalização temporária.
De acordo com o planeamento técnico da obra, para o efeito, a primeira intervenção a ser realizada será a referente ao troço “5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, uma vez que posteriormente esta será a via alternativa aquando da realização da empreitada “5 Caminhos / Carvalho”, pedindo o Município a compreensão de todos os cidadãos pelos transtornos causados no decorrer das intervenções.