O projecto “Levamos a Biblioteca até si” está a ser implementado pelo Município de Cantanhede, com o propósito de “levar cultura ao domicilio dos cantanhedenses”.
A iniciativa, a decorrer desde ontem (20), através da Biblioteca Municipal, pretende “fazer face ao recolhimento domiciliário e isolamento social decorrentes das medidas de contingência na sequência da covid-19”.
Estando este serviço público fechado devido ao estado de emergência, a autarquia colocou em funcionamento este serviço de entrega ao domicílio, que poderá ser solicitado pelos interessados em qualquer ponto do concelho, desde que devidamente inscritos.
Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, salientou a importância da iniciativa “numa altura em que a população está impedida de visitar a Biblioteca Municipal, decorrente do isolamento social por causa da pandemia covid-19, o Município procurou encurtar distâncias e encontrar formas de fazer chegar a cultura às pessoas”, notou, afirmando que “esta é também a forma possível de fazer cumprir a missão das bibliotecas públicas”.
A missão primordial destas estruturas passa, agora, a ser a de emprestar e entregar livros do domicílio, salvaguardo sempre as questões de higiene e segurança. Nesse sentido, a Biblioteca Municipal amplia o leque de serviços culturais oferecidos, criando um conjunto de recursos ‘online’, como jogos educativos e aplicações relacionadas com livro e leitura”, concluiu a autarca.
Também Pedro Cardoso, vice-presidente do Município e vereador com o pelouro da Cultura, destacou que “esta é forma que a Câmara encontrou para poder levar cultura a casa de todos, respeitando sempre as normas de segurança impostas devido a este surto epidémico”. “Assim, aproveitamos e lançamos novos desafios de leitura e de escrita, para além de sugestões literárias, jogos educativos e aplicações relacionadas com livro e leitura especialmente direccionados para os mais novos”, e, realçou, ainda “o interesse e o sinal positivo que se quer dar nesta altura complexa em que é preciso acreditar que vamos ultrapassar este momento”.
Num período em que devido à situação que se vive actualmente no país, resultante da pandemia causada pela covid-19 e que grande parte a população se encontra em isolamento, a edilidade cantanhedense concebeu esta iniciativa com o principal objectivo de “promover e divulgar a cultura, facultando, para isso, a cedência de livros, CD de música e filmes em DVD aos utilizadores permitindo, desta forma, que a população tenha acesso contínuo aos documentos da biblioteca sem que tenha que sair do conforto e da segurança de sua casa”.
Os interessados deverão estar inscritos na Biblioteca Municipal de Cantanhede, podendo aceder ao catálogo online que se encontra disponível em http://biblioteca.cm-cantanhede.pt/Opac/Pages/Help/Start.aspx e consultar os artigos disponíveis, utilizando apenas esta simples e prática ferramenta de pesquisa.
Após este processo de selecção, o procedimento é simples, bastando um telefonema para os números 231 410 870 / 969 630 607 ou um email biblioteca.renovar@cm-cantanhede.pt para requisitar as obras pretendidas. No seguimento da formalização do pedido, os serviços da biblioteca começam desde logo a preparar a entrega, colocado dentro de um saco próprio e descartável, devidamente desinfectado, para posterior entrega.
Os que ainda não se encontrem inscritos deverão formalizar a sua inscrição, através de uma ficha que se encontra disponível online e contactar os serviços da Biblioteca Municipal por telefone, ou através de email, podendo, após este processo, requisitar até três obras por um período máximo de um mês.
A Biblioteca Municipal visitará, igualmente, as freguesias do concelho, com periodicidade quinzenal, durante os meses de Abril e Maio, de acordo com o calendário previamente estabelecido, e aí, proceder à respectiva entrega e a recolha das obras na residência do requisitante.
Os documentos serão novamente disponibilizados depois cuidadoso processo de limpeza, efectuado com as devidas precauções e seguindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, colocando as obras devolvidas em quarentena, por um período mínimo de 15 dias.
A Biblioteca Municipal de Cantanhede oferece, também, um leque de conteúdos online diversificados, relacionados com leitura, música, cinema e outras temáticas, que se encontra disponível no portal do Município de Cantanhede, em https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/inicio/.