O laboratório de Terapia Celular ‘Upcells’, inaugurado pela Universidade de Coimbra e pelo grupo Tecnimede em 2018, vai estar disponível em exclusivo para a realização de ensaios de rastreio à covid-19.
O laboratório, situado no edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no pólo I, ficará dedicado exclusivamente a estes testes durante, pelo menos, os próximos três meses.
O laboratório tem a capacidade para realizar entre 500 a 800 testes diários, monitorizados por 72 técnicos voluntários, investigadores doutorados ou em doutoramento e técnicos de laboratório da Universidade de Coimbra (UC).
Para Amílcar Falcão, reitor da UC “a Universidade de Coimbra pretende colaborar no esforço que o país está a fazer para conter a pandemia da covid-19 e a utilização das instalações de alta segurança só foi possível pela espontânea abertura por parte do Grupo Tecnimede”.
De relembrar que o laboratório ‘Upcells’ resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e o Grupo Tecnimede, empresa farmacêutica portuguesa, para o desenvolvimento de uma vacina de células dendríticas direccionada para células cancerígenas, em particular para o tratamento dos carcinomas do pâncreas e do pulmão, que representou um investimento superior a 10 milhões de euros.