Coimbra  5 de Dezembro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Voluntários produzem equipamentos de protecção individual para o distrito de Coimbra

30 de Março 2020 Jornal Campeão: Voluntários produzem equipamentos de protecção individual para o distrito de Coimbra

Uma parceria entre a ‘ihcare’, uma ‘start-up’ com sede na Incubadora do Instituto Pedro Nunes, a Câmara Municipal de Penela e a Penelarte deu origem a um movimento de solidariedade para produção de equipamentos de protecção individual.

Face à carência de recursos para proteger os que se encontram na linha da frente face ao combate à pandemia da covid-19, surgiu o “WeSew” (“Nós Costuramos”, em português).

Com o apoio de voluntários, os promotores desta iniciativa pretendem produzir máscaras cirúrgicas FFP1, cogulas e cobre botas descartáveis, de forma totalmente gratuita, para conceder às instituições de saúde e prestação de cuidados locais uma ferramenta essencial.

Para dar início a este movimento reuniram um grupo de profissionais de diferentes áreas que, voluntariamente, abraçaram o projecto para dar estrutura na gestão e na comunicação, fazendo jus ao objectivo principal do ‘WeSew’: “reunir voluntários, artesãos e curiosos que possuam máquinas de costura em casa e que se encontrem em isolamento voluntário, para auxiliar na execução de máscaras e cogulas para os profissionais das IPSS locais e demais necessidades do distrito de Coimbra”.

Garantem que todo o processo de entrega das matérias primas, execução e posterior recolha dos materiais finais tem como regra elementar a segurança dos voluntários, não preconizando o aglomerado de pessoas. Numa fase final da produção, todo o material será devidamente esterilizado e embalado para que possa ser entregue aos utilizadores finais de forma segura, sem riscos de contaminação.

De momento contam com cerca de 20 costureiras e estima-se que esta rede venha a aumentar, devido a contactos que têm vindo a ser feitos nos últimos dias. Todos os cidadãos são convidados a colaborar no projecto e, para isso, basta entrar em contacto pelos meios disponibilizados ou pela página oficial no Facebook do Movimento.

Diana Pires, CEO da ihcare e mentora da WeSew, afirma que “com a colaboração de parceiros locais e demais, o projecto pretende executar numa primeira fase, aproximadamente 11 250 máscaras e 2000 cogulas. Contudo, o objectivo é o de crescimento constante para dar resposta a todas as necessidades”.