A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) disponibilizou 100 000 euros para “garantir que o cuidado prestado às crianças com cancro seja o melhor possível” nesta altura de pandemia.
O donativo destina-se à compra de um ecógrafo para o serviço de cuidados intensivos pediátricos do Hospital CHUC – Pediátrico de Coimbra, equipamento de protecção individual e de desinfecção e outros bens ou equipamentos que possam vir a ser identificados como necessários.
A FROC irá, também, assegurar a disponibilidade de gel álcool ao público-alvo, numa acção coordenada com a Acreditar – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.
“Esta situação de emergência nacional e mundial é totalmente inesperada e ainda não sabemos quanto tempo durará. Perante este cenário, não podíamos ficar de braços cruzados, e excepcionalmente vamos apoiar as nossas crianças e as suas famílias fora da nossa área de actuação”, afirmou Cristina Potier, directora da FROC.
A Fundação disponibiliza, ainda, no Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP) uma secção especialmente dedicada à covid-19. Naquele espaço as famílias encontram indicações básicas sobre os cuidados que devem ter, como lidar e como falar sobre o tema.