A Câmara de Coimbra pediu, ontem, a intervenção da PSP depois de ter tido conhecimento de um aglomerado de pessoas na Mata Nacional do Choupal e apelou à população para se recolher face à pandemia de Covid-19.
“Tendo chegado ao conhecimento da Câmara Municipal de Coimbra de um grande aglomerado de pessoas na Mata Nacional do Choupal, informa-se que o presidente da Câmara solicitou a intervenção das autoridades policiais, tendo em consideração as regras determinadas pelo Estado de Emergência que foi decretado”, informou a autarquia.
Segundo fonte oficial do Município, a autarquia tomou conhecimento da situação durante a tarde, através das redes sociais e de alguns contactos directos, tendo chamado a PSP para “dar cumprimento às regras do Estado de Emergência”.
A Mata Nacional do Choupal, sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, é um dos locais favoritos dos habitantes de Coimbra para correr e passear, especialmente ao domingo.
De acordo com a mesma fonte, o Município espera que as pessoas respeitem as regras e diz também que “deve existir algum tipo de fiscalização e sensibilização nestes locais”.
Para além desta situação, a Câmara de Coimbra pediu também, ontem, a intervenção da Polícia Municipal para dispersar as autocaravanas que estavam estacionadas no Parque Verde do Mondego, referiu.
Na comunicação deixada no Facebook, a autarquia apela à população para que respeite as recomendações das autoridades de saúde e que se reserve “ao recolhimento domiciliário sempre que possível”.