A Câmara de Penela anunciou, hoje, a criação de um Plano de Contingência para pessoas idosas e pessoas em situação de isolamento voluntário e quarentena, que não estejam abrangidos por nenhuma resposta social ou suporte familiar.
“Considerando a importância de todos os Parceiros da Rede Social Concelhia na intervenção directa e na proximidade com as pessoas, este Plano prevê uma articulação entre todas as entidades envolvidas, na optimização de recursos e eficiência da resposta, garantindo o acesso aos bens essenciais de forma célere, segura e sem riscos para a saúde”, esclarece a autarquia, em nota divulgada hoje.
Na prática, o Plano passa por apoiar a população de Penela na entrega ao domicílio de géneros alimentares, medicamentos e bens de primeira necessidade, de modo a evitar a sua exposição à pandemia do Covid-19.
As pessoas que integrem estes grupos de risco podem ser sinalizadas através do telefone 239 561 180 e email: acao.social@cm-penela.pt.
“A entrega dos bens essenciais será feita em segurança e com a maior celeridade possível por colaboradores do Município devidamente identificados, em viaturas com o logotipo do Município. O motorista ou qualquer outro colaborador não pode efectuar as encomendas nem efectuar os pagamentos”, adianta a autarquia.
Todas as encomendas são da inteira responsabilidade dos munícipes e todos os fornecedores de bens e serviços têm de estar localizados na área geográfica do concelho de Penela.