O controlo das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vai passar a ser feito a partir das 23h00 de hoje, sendo também a esta hora que vão ser suspensas as ligações aéreas, ferroviárias e fluviais entre os dois países.
Em conferência de Imprensa em Lisboa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, adiantou que estas medidas vão vigorar até 15 de Abril e inserem-se no combate à pandemia do Covid-19.
“As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha serão a partir das 23h00 de hoje (24h00 em Espanha) sujeitas aos controlos” e apenas nove pontos de fronteira vão estar em funcionamento, disse o ministro.
Eduardo Cabrita ressalvou que todas as deslocações que “não sejam de mercadorias ou de trabalho” vão estar impedias a partir desta noite entre Portugal e Espanha.
“Estão impedidas todas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países”, disse, referindo que nos nove pontos de fronteira “apenas será autorizada” a circulação de veículos de mercadorias, pessoal diplomático, acesso a cuidados de saúde e saída de cidadãos estrangeiros que residam em outras países da União Europeia.
Segundo o Ministério da Administração Interna, os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Vila Real de Santo António-Ayamonte.
O ministro anunciou também que a partir das 23h00 de hoje vai ser suspenso o tráfego aéreo entre Portugal e Espanha, bem com as ligações ferroviárias e as duas ligações fluviais que existem no Minho e no Algarve.
“Foi decidido que seria suspenso o tráfego aéreo entre os dois países a partir do final do dia de hoje. A partir de hoje não teremos voos entre os aeroportos nacionais e os aeroportos espanhóis”, disse Eduardo Cabrita, acrescentando que estão também suspensas a atracagem de embarcações de recreio e desembarque de passageiros em marinas.
“Estas restrições correspondem às regras europeias de gestão de fronteiras e integram-se nas orientações hoje aprovadas na reunião de ministros da Saúde e da Administração Interna” da União Europeia, afirmou ainda.
A declaração de Eduardo Cabrita foi feita ao mesmo tempo do ministro do Interior espanhol em Madrid.
O Governo declarou na sexta-feira o estado de alerta no país, colocando os meios de protecção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão, e suspendeu as actividades lectivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, impondo restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.
Portugal registou hoje a primeira morte por Covid-19, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido, e há 331 pessoas infectadas, segundo o boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS).