Após anunciar a suspensão das aulas presenciais, na terça-feira (10), a Coimbra Business School/Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAC) anunciou que substituiu as tradicionais aulas por modalidades alternativas ou subsidiárias de apoio à distância, com recurso a plataformas digitais.
A instituição aconselha os estudantes “a manterem-se em estado de recolhimento profilático em locais protegidos, reduzindo ou eliminando os contactos presenciais e adoptando os meios de comunicação e de socialização à distância, pois, se assim não for, o alcance das medidas que se está a tomar perder-se-á”, afirma Pedro Costa, presidente do ISCAC.
“As aulas vão continuar a decorrer, mas num regime diferente, para garantir que os nossos estudantes estão protegidos e continuam a ter acesso aos conteúdos das unidades curriculares que frequentam”, acrescenta.
A Coimbra Business School refere que vai utilizar os mais modernos modelos de colaboração web nas transmissões de vídeo em directo, permitindo “que as aulas sejam gravadas, editadas e publicadas com recurso a sistemas de acesso a cursos online MOOCS (Massive Online Open Courses) e a plataformas de partilha segura de ficheiros de grandes dimensões”.
Para além do sistema “b-learning” (em funcionamento naquela escola há mais de 13 anos), haverá a possibilidade de consulta dos materiais pedagógicos das unidades curriculares e de interacção com os restantes estudantes e docentes.
“O acesso a bibliotecas de conhecimento online a toda a comunidade da Coimbra Business School, em vigor há muitos anos, será também de grande utilidade nesta ocasião delicada por causa do coronavírus”, nota Pedro Costa.
Segundo o presidente da instituição, “os moldes específicos em que cada unidade curricular será ministrada – recorrendo a todos os meios disponíveis, incluindo plataformas informáticas disponibilizadas pela Escola – estão a ser preparados, sob orientação dos órgãos estatutários do ISCAC, e serão oportunamente comunicados por cada professor aos seus alunos”.
Na mensagem enviada aos estudantes e docentes, a Coimbra Business School sublinha que não encerrou, mas que está a funcionar, “ainda que com as restrições enunciadas, na medida considerada estritamente necessária à salvaguarda de valores sanitários”.