Coimbra  11 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ISCAC estimula liderança em executivos com “treino intensivo no mar”

7 de Março 2020

A Coimbra Business School – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) vai promover, no final do mês de Maio, um “treino intensivo” no mar cujo público-alvo são executivos e o objectivo passa por “melhorar as suas capacidades de liderança”.

Pedro Costa, presidente do ISCAC, esta formação inovadora de executivos “vai combinar a biomimética aplicada à liderança, com origem na Universidade da Califórnia, e os estudos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) relacionados com a neurociência”.

O curso “LeaderShip – Liderança e Alto Desempenho” terá 60 horas, 45 das quais serão passadas no mar a bordo de uma embarcação que recria as condições de uma caravela quinhentista.

“Não há nada semelhante em Portugal. É um curso num ambiente hostil, ainda que controlado”, disse Pedro Costa, acrescentando que já houve 28 inscrições ainda antes do curso ser apresentado publicamente (o que aconteceu esta semana).

Como se trata de uma formação “mais orientada e mais personalizada, que poderá ter, no máximo, 15 pessoas”, a Coimbra Business School pretende fazer uma segunda edição, avançou o responsável.

Esta formação resulta de uma parceria entre a Coimbra Business School e a rede de escolas do DeROSE Method, com especialistas em desempenho, liderança e acompanhamento de executivos e respectivas equipas.

No entender de Ana Paula Queiroga, especialista na área da liderança e uma das coordenadoras do curso, “o treino de mar é um excelente exemplo de desenvolvimento pessoal, de disciplina e do espírito de equipa”.

A especialista considera que é uma mais-valia “transpor as características do treino de mar para o processo de liderança”, no qual os líderes “têm regras para cumprir, uma equipa para gerir e relações de tensão para mediar”.

Ana Paula Queiroga explicou que o curso tem dois diferenciais: o primeiro relacionado com a experiência do treino de mar da Marinha e o segundo com a metodologia, porque “é a primeira vez que se associam os métodos da biomimética aplicada à liderança e da neurocirurgia aplicada à liderança”.

O rigor comportamental, a gestão do esforço e de conflitos e o desenvolvimento das capacidades de auto-liderança, gestão de equipas e de tomada de decisão são alguns dos objectivos.

Os principais responsáveis pela formação são Ana Paula Queiroga (doutorada em gestão), o comandante Carlos Cardoso da Silva (especialista no treino de mar) e a investigadora da Universidade Católica Sónia Ribeiro, que irá elaborar um artigo científico sobre a dinâmica e imersão experiencial deste grupo de gestores.