Coimbra  11 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ARS vai substituir médico aposentado no Centro de Saúde de Penacova

5 de Março 2020 Jornal Campeão: ARS vai substituir médico aposentado no Centro de Saúde de Penacova

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro anunciou, hoje, que o médico do Centro de Saúde de Penacova aposentado em Janeiro vai ser substituído por outro já na próxima segunda-feira (09).

“Em relação aos dois médicos que se irão reformar este ano, mas que ainda estão em funções, serão abertos, proximamente, um concurso de ingresso e outro de mobilidade, de forma a assegurar a substituição desses profissionais em Outubro, altura em que, efectivamente, se reformam”, informou, em comunicado, o gabinete de relações públicas da ARS.

Esta posição da entidade pública surge depois de a Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Penacova ter alertado que milhares de pessoas ficariam sem médico de família devido à aposentação de três destes profissionais.

“A Administração Regional de Saúde do Centro e o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego têm vindo a diligenciar no sentido de dotar o Centro de Saúde de Penacova com os necessários recursos humanos”, adianta.

A Comissão de Utentes, por sua vez, exige “a rápida resolução deste grave problema, colocando os recursos humanos necessários ao pleno funcionamento do Centro de Saúde”, que dispunha de nove médicos. Um deles aposentou-se em Janeiro e mais dois pediram a aposentação em Fevereiro.

“Fala-se ainda que um quarto médico sairá do Centro de Saúde brevemente, colocando ainda mais utentes sem cuidados de saúde. No total, estas ausências deixarão mais de metade da população de Penacova sem cuidados de saúde de qualidade e proximidade”, segundo a comissão.

Em Janeiro, refere, aposentou-se um destes profissionais, tendo ficado cerca de 1 600 utentes sem médico de família.

Já em Fevereiro, “mais dois médicos pediram a aposentação, o que a curto prazo resultará em mais 5 000 utentes sem médico de família”, acrescenta a Comissão de Utentes numa nota divulgada ontem (04).

Composto por várias extensões, o Centro de Saúde de Penacova serve 13 000 pessoas, num concelho com mais de 14 000 habitantes.