No mês que agora começa, a Câmara Municipal de Coimbra volta a querer mostrar a cidade aos que a visitam ou aos que nela habitam, de uma forma gratuita e pedagógica, com a iniciativa das ‘Visitas Guiadas’.
Da arte à literatura, da música às mulheres, a autarquia vai dinamizar seis visitas guiadas, percorrendo assim “um pouco da história e cultura locais”.
Quinta-feira (05)
15h00 – Roteiros de Coimbra – Órgãos de Tubos de Coimbra
Esta visita guiada a órgãos de tubos existentes na cidade, foca-se em elementos da sua construção, história e finalidade à época. O objectivo da visita é promover e divulgar um dos maiores acervos existentes em Portugal deste tipo de instrumentos musicais, que se encontram referenciados na região de Coimbra, alguns dos quais em espaços classificados como Património da UNESCO.
Local de encontro: em frente à Sé Nova
Entrada paga: Sé Nova (donativo um euro); Misericórdia (dois euros)
Dia 10 (terça-feira)
15h00 – Roteiros de Coimbra – As Mulheres em Coimbra
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas, propõe-se uma visita guiada que percorre algumas ruas da “Alta” da cidade, através de um itinerário que evoca diversas figuras do povo e da realeza, cuja popularidade permanece no tempo e na memória nacional. O objectivo desta visita é, pois, enaltecer a importância da Mulher e enobrecer todas aquelas cuja história e popularidade contribuíram para a valorização de Coimbra, do seu património e das suas tradições.
Local de encontro: em frente à Sé Nova
Dia 17 (terça-feira)
15h00 – Arte em Coimbra – Arquitectos e Arquitectura Contemporânea
Visita guiada que associa os arquitectos e a arquitectura, do início do século XX até século XXI, ao desenvolvimento da cidade de Coimbra neste período, através da observação de património edificado. O objectivo desta visita temática é o de apresentar e promover alguns exemplares destas novas correntes artísticas, de pensamento, de espaço, de lugar, do património edificado na cidade, reforçando a qualidade do mesmo e realçando a persistente adaptação da cidade às mudanças dos tempos e épocas.
Local de encontro: Junto ao Coreto no Parque Manuel Braga
Dia 19 (quinta-feira)
15h00 – Arte em Coimbra – Claustros
Visita guiada a espaços arquitectónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as suas origens, a sua evolução e suas diferentes funções. A história dos claustros medievais portugueses é uma história de estruturas arquitetónicas desaparecidas, constatando-se que a sua construção é de cronologia tardia seguindo os modelos góticos. O objectivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam alguns destes claustros, valorizá-los ao nível da sua história e património, reconhecendo a sua importância como centros de espiritualidade e meditação que contribuem para a valorização de Coimbra.
Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra
Dia 24 (terça-feira)
15h00 – Roteiros de Coimbra – Santa Clara, Um Outro Olhar
Visita guiada a vários espaços, ruas, travessas e becos do Alto de Santa Clara até à Quinta das Lágrimas, palco de inúmeras estórias e vivências na cidade. Esta visita guiada tem por objectivo realçar e avivar memórias, vivências e estórias, tradições e aspetos histórico-culturais da cidade, cantores e compositores, políticos e filósofos, prémios Nobel e cientistas, entre muitos e muitos outros que foram/são a essência da nação portuguesa, hoje ilustremente reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO.
Local de Encontro – Adro da Capela de Nossa Senhora da Esperança
Dia 31 (terça-feira)
15h00 – Roteiro dos Escritores – A Coimbra de António Nobre
Visita guiada a espaços (exteriores) associados ao percurso estudantil, em Coimbra, do Poeta da Saudade e da Tristeza, autor «do livro mais triste que há em Portugal», como o próprio autor se descreveu. Poeta de grande importância para a literatura em Portugal, que traduz o ambiente de fim do século XIX, pleno de mudanças e revoltas, dividido entre a modernidade e o apego à ruralidade.
Com esta visita pretende-se desafiar a curiosidade dos turistas para a obra de António Nobre e mostrar o seu contributo na afirmação e desenvolvimento da literatura portuguesa, bem como promover o património literário português com especial enfâse no contributo intelectual que Coimbra tem como centro difusor e produtor de cultura.
Local de Encontro – Largo D. Dinis
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, salvo as excepções identificadas.
Os interessados devem fazer a sua inscrição, por via telefónica ou presencial, na Câmara Municipal de Coimbra (Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).
Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.