A Universidade de Coimbra (UC) celebra, amanhã (01), 730 anos. A data vai ser assinalada com a tradicional cerimónia solene do Dia da Universidade, que decorrerá na Sala dos Capelos, a partir das 10h30, na qual será entregue o Prémio UC ao engenheiro civil, economista e político Carlos Moedas.
A sessão contará com as intervenções de João Caraça, Presidente do Conselho Geral da UC, Carlos Moedas, vencedor do Prémio UC 2020, e de Amílcar Falcão, reitor da UC.
O programa do Dia da Universidade de Coimbra tem vários momentos previstos, entre eles o lançamento do inteiro postal dos CTT evocativo dos 730 anos da UC – na Sala do Senado, após a cerimónia solene; a inauguração da exposição “Leonardo da Vinci: Tornar o Conhecimento Visível” – na Casa das Caldeiras, pelas 18h00; e a realização do concerto “Universis: 730 anos da Universidade de Coimbra” – no Teatro Académico de Gil Vicente, pelas 21h30, e que assinala igualmente o início da 22.ª Semana Cultural da UC.
Programa completo
10h30 Sala dos Capelos
Cerimónia de Comemoração do Dia da Universidade
18h00 Casa das Caldeiras
Inauguração da exposição “Leonardo da Vinci: Tornar o Conhecimento Visível”
Promovida pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, patente de 1 de março até junho.
21h30, Teatro Académico de Gil Vicente
“Universis: 730 anos da Universidade de Coimbra”
Concerto de abertura da XXII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, pela Orquestra Clássica da Universidade de Coimbra, com estreia de uma peça orquestral inédita do compositor Luís Cardoso, escrita para celebrar os 730 anos da UC.