O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Exploratório – Centro Ciência Viva estão a promover uma exposição em torno do universo de Leonardo da Vinci, apresentando 12 máquinas construídas a partir de esboços do artista e inventor italiano, conforme foi, hoje (27), anunciado.
A mostra vai estar patente na Casa das Caldeiras de domingo (01 de Março) até dia 30 de Junho, confirmou a organização do evento.
As 12 máquinas apresentadas nesta iniciativa, intitulada “Leonardo da Vinci: Tornar o conhecimento visível”, foram construídas segundo os esboços originais doados pela empresa americana IBM ao já extinto Museu Nacional da Ciência e da Técnica de Coimbra e cuja colecção passou para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC).
O maior objecto da exposição é um relógio que terá um metro e meio de altura, sendo que a maioria das máquinas têm entre 70 centímetros e um metro. Para além das máquinas, estarão também expostas reproduções de esquemas e desenhos de Leonardo da Vinci.
A exposição é de entrada gratuita para a comunidade universitária, tendo os bilhetes um valor de cinco euros para o público geral e de 3,50 euros para estudantes e seniores.