O “GrowMeUp”, projecto destinado a idosos e desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi notícia num programa na televisão pública espanhola (TVE), no canal ‘La 2’.
O programa “La cuarta revolución” foi para “o ar” no dia 01 de Fevereiro, tendo sido apresentado “como exemplo de tecnologia que foi desenvolvido para ajudar as pessoas mais velhas no seu dia-a-dia”.
A produção espanhola esteve a filmar no Centro Rainha Santa Isabel, da Cáritas de Coimbra, onde “tiveram a oportunidade de conhecer o Ambrósio – um dos robôs desenvolvidos no ‘GrowMeUp’ – e de ver como este interage e pode apoiar os seus utilizadores”, adianta a instituição.
O projecto tecnológico foi testado entre 2015 e 2018 e destinou-se a “desenvolver um robô inovador para ambientes de vida assistida (o robô GrowMu) que pudesse apoiar as necessidades dos cidadãos 65+ nas suas actividades de vida diária, compensando a deterioração constante da capacidade cognitiva e garantindo a prestação de serviços e a qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento”. Assim, para determinar a eficácia do “GrowMeUp”, um grupo de utentes da Cáritas de Coimbra participou activamente no desenvolvimento e melhoria do sistema.
O projecto envolveu oito parceiros, de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra, e foi financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020.
Já o programa “La cuarta revolución” trata-se de uma série de documentários, composta por um total de sete episódios, que explica de uma forma sucinta e descontraída como a tecnologia determinará o futuro da sociedade e como (já) pode contribuir para melhorar a vida quotidiana das pessoas, especialmente daquelas que têm alguma incapacidade.
No episódio quatro, que passou no dia 01 de Fevereiro, o programa abordou os avanços no mundo da robótica e os seus impactos na vida das pessoas com incapacidade. Além do conimbricense e português “GrowMeUp”, foram apresentados projetos de San Francisco, Boston, Barcelona, Madrid, entre outros.