A AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinaram, ontem (13), um acordo de parceria para o desenvolvimento de actividades de investigação clínica que junta duas instituições.
José Cunha Vaz, presidente da AIBILI, acredita que “a assinatura deste acordo contribui para o desenvolvimento de uma cultura de investigação clínica e excelência nos cuidados de saúde em Portugal”.
Já Aida Mendes, presidente da ESEnfC, espera que a assinatura deste acordo “se efective no desenvolvimento de projectos de investigação, com benefícios para a saúde das populações e aumento do conhecimento em enfermagem e em saúde”.
Além da participação em projectos de investigação, esta parceria prevê a realização de cursos, ateliers e acções de formação focadas em investigação clínica, bem como o reforço da presença internacional através das redes em que ambas as instituições estão envolvidas.
Fundada há 30 anos, a AIBILI é uma instituição de referência internacional na investigação clínica e translacional e no desenvolvimento de novas tecnologias de imagem médica, sendo o único Centro de Interface Tecnológico na área da saúde em Portugal.
A ESEnfC – Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, maior e mais antigo estabelecimento de ensino nesta área do saber em Portugal, cujas origens remontam a 1881, é uma instituição pública de referência nacional e internacional, que se dedica à educação integral de enfermeiros e ao ensino em saúde, à investigação e inovação, à prestação de serviços e à criação e difusão de cultura.