A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição portuguesa que mais financiamento recebeu, até agora, no âmbito do programa comunitário Horizonte 2020: 31,6 milhões de euros conquistados por um total de 62 projectos.
Amílcar Falcão, reitor da UC, sublinhou que “a Universidade de Coimbra afirma-se enquanto instituição pública portuguesa de referência, principalmente pela qualidade e pertinência dos projectos apresentados”.
Entre os projectos da UC que obtiveram financiamento europeu no âmbito do programa Horizonte 2020 destacam-se, entre outros, o de lançamento do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (13,2 milhões de euros, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro); o ERA@UC, de investigação do envelhecimento cardiovascular (2,5 milhões de euros); e o ContentMAP, de estudo do mapeamento do cérebro (1,8 milhões de euros).
Com um orçamento global de cerca de 77 mil milhões de euros, o Horizonte 2020 é o Programa-Quadro comunitário destinado ao apoio da investigação e da inovação e cobre o período 2014-2020.