A economista, e antiga presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno vai ser a próxima presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em regime de substituição.
A decisão vem referida no despacho da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que ocupava o cargo de presidente da CCDRC antes de ir para o Governo, publicado na segunda-feira (20), em Diário da República. O documento refere que “a presente designação fundamenta-se na reconhecida aptidão, competência técnica e experiência e formação profissional da designada”.
Desde a saída da actual ministra Ana Abrunhosa que o cargo de presidente se encontrava vago, representado pelo vice-presidente António Veiga Simão.
A legislação prevê “a possibilidade de os cargos dirigentes poderem ser exercidos em regime de substituição em caso de vacatura do lugar pelo período de 90 dias ou até à designação de novo titular”, através de um processo concursal.
Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, Isabel Damasceno, de 63 anos, era desde Fevereiro de 2010 vogal executiva do Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro. Entre 1998 e 2009 esteve como presidente da Câmara Municipal de Leiria, eleita pelo PSD, e, entre 2002 e 2009, exerceu a vice-presidência do Conselho Directivo da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.