Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra (IPC), participou, terça-feira, na reunião do Conselho de Reitores das Universidades do Sudoeste Europeu (CRUSOE), o que assinala a integração do IPC nesta rede e cuja adesão formal se realizará em Março.
O CRUSOE, constituído por Universidades e Politécnicos do Norte e Centro de Portugal e das regiões espanholas da Galiza, Castela e Leão, Astúrias e Cantábria, é um grupo de referência da Europa para a macrorregião do Sudoeste Europeu em matéria de inovação, investigação e ensino superior.
O presidente do IPC realça que o Politécnico se encontra “empenhado em ser parte activa da rede e dos seus objectivos” e considera que esta é mais uma oportunidade de trabalhar em rede com as instituições de ensino superior do Norte e Centro da Península Ibérica e criar escala na cocriação do saber”.
O encontro teve lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, e contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, a fim da inclusão dos Institutos Politécnicos da Região Centro (Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu) ao CRUSOE.
O CRUSOE, enquanto rede de cooperação, visa promover a investigação e inovação entre instituições, consolidar espaços de colaboração, reflectir e trabalhar em projectos que apresentem soluções da macrorregião, incrementar a disponibilidade de conhecimentos e a mobilidade de profissionais, entre outros.