A parceria entre a farmacêutica Bluepharma e a Universidade de Coimbra (UC) resulta, uma vez mais, num prémio que pretende “distinguir a investigação científica de excelência”, e para o qual estão já abertas as candidaturas.
Os interessados em concorrer ao Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2019, um prémio internacional, no valor de 20 000 euros, podem submeter os seus trabalhos até 02 de Março.
O galardão pretende “distinguir os melhores projectos científicos desenvolvidos na área das Ciências da Saúde”, através de um apoio que “poderá traduzir-se num investimento suplementar de 30 000 euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado”, revela a UC.
Os trabalhos a concurso devem ser total ou parcialmente conduzidos por investigadores portugueses, desenvolvidos em instituições nacionais ou estrangeiras, tendo como critérios de avaliação: o mérito, a originalidade, a inovação e o contributo de projectos científicos com elevado
potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.
“Este prémio é um dos instrumentos com que pomos em prática, de forma consequente, alguns aspectos da nossa aposta na inovação aberta e na investigação de translação”, afirma Paulo Barradas Rebelo, presidente da Bluepharma.
Já Luís Simões da Silva, vice-reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e o Empreendedorismo, reforça a importância do alinhamento estratégico desta iniciativa com o investimento que a UC tem feito na criação e agregação de massa crítica de qualidade na área da Saúde. “A Bluepharma e a UC têm feito um percurso exemplar de colaboração, trabalhando nas últimas duas décadas de forma conjunta para a promoção da Investigação e Inovação. É missão da UC promover a inovação junto de toda a comunidade, apoiando projectos inovadores que contribuam para o desenvolvimento científico nas mais diversas áreas”, adianta o vice-reitor.
As candidaturas devem ser submetidas através do formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward e o vencedor será anunciado em Maio de 2020.