Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) têm, desde hoje, 16 novos motoristas, mas que assinam contrato como assistentes operacionais.
No acto, o presidente da Câmara de Coimbra considerou que o salário dos motoristas “não é o ideal”, salientando que o Município tem “procurado que a Assembleia da República reveja algumas carreiras da Função Pública, designadamente a dos motoristas de transportes públicos, porque são missões de alta responsabilidade”.
Os 16 novos motoristas que hoje iniciam funções ouviram Manuel Machado a destacar a “grande responsabilidade e dignidade inerente à função que vão desempenhar”, apelando a que “ajudem a contribuir para um bom serviço público municipal de transportes, que é de alto valor social”.
O presidente da Câmara aproveitou para recordar que os SMTUC têm um passe social com o custo de um euro/mês dirigido à população desempregada, para ajudar na procura de emprego, entre outros títulos bonificados para a população idosa, reformados, aposentados ou estudantes, que são suportados pelo cofre Municipal, com verbas provenientes das taxas e impostos que a Câmara administra.
“Alguns dizem que é muito dinheiro. São nove milhões de euros por ano [o custo social dos transportes é suportado integralmente pela Câmara de Coimbra] e é de facto bastante dinheiro, mas nós fazemo-lo deliberadamente, por entendermos que o serviço de transportes é uma missão que nos honra fazer a benefício dos nossos cidadãos” – disse Manuel Machado.
Estes 16 novos trabalhadores são, sobretudo, oriundos de três sectores de actividade, sendo que 10 vêm de empresas privadas de transportes colectivos de passageiros; dois de empresas privadas de transportes pesados de mercadorias; e quatro de empresas privadas de outros sectores.
Com o finalizar deste procedimento, a Câmara Municipal de Coimbra admitiu, desde 2018, 34 novos trabalhadores para a função de motorista de transportes colectivos de passageiros.
A assinatura de contratos, hoje, com os 16 novos motoristas, contou com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, acompanhado pelos membros do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), Jorge Alves, Regina Bento e Francisco Queirós.