Coimbra  26 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mário Carvalho

Chamava-se Ana e tinha 85 anos…

19 de Dezembro 2017

Um recente artigo da autoria de Rui Gustavo, no Jornal Expresso, intitulado “Ana morreu”, vem reforçar a questão de que a humanidade deve estar no topo das preocupações sobre as demais instâncias.

Uma mulher de 85 anos foi encontrada desmaiada, em casa, ao lado de um filho, deficiente profundo, que, por não poder, nunca saiu da beira da mãe e não conseguiu pedir ajuda.
Só ao fim de quatro dias é que os vizinhos, residentes no bairro do Outeiro, no Porto, estranharam a luz e a televisão sempre ligadas, a roupa por apanhar no estendal e a ausência da mulher. Ana morreu no hospital, um dia depois de ter sido encontrada. O filho ainda está internado.

Ela tinha, repito, 85 anos, vivia com o filho deficiente profundo, de 57, e, pelos vistos, não era seguida, vigiada ou apoiada por qualquer instituição do Estado ou similar, que, por exemplo, telefonasse lá para casa para saber se estava tudo bem. Não estava. E uma morte podia ter sido evitada. Bastava que alguém se preocupasse ou que tivesse essa obrigação. Há programas e campanhas para tratar e seguir os idosos a partir de casa com a ajuda da Internet, que, ao contrário do que se possa pensar, não é barata nem sequer chega a todos. A neutralidade na Saúde é de facto um mito. A qualidade de um país vê-se na forma como trata os mais velhos e a nossa está à vista”.

A notícia é apresentada em «bruto» e não sabemos nem fomos procurar as circunstâncias que estão por trás dos factos. Seria efectivamente, ou não, um caso sinalizado por quem de direito? Não sabemos.

Não vamos, por isso, percorrer o caminho da suspeição ou atribuição de culpas sem sustentação para tal. Apenas apresentamos o caso para reflexão de quem lê, distraídos que estamos, muitas vezes, com o ritmo de uma vida a correr demasiado depressa, cada vez mais virada para dentro, não dando tempo para parar e olhar para o lado.

(*) Autarca do PS

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com