Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pampilhosa da Serra: Valorização do Interior marca Feriado Municipal

9 de Abril 2019

A valorização do Interior vai ser um tema em foco na comemoração do Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra, amanhã (quarta-feira), neste concelho do distrito de Coimbra marcado pela sua paisagem montanhosa e atravessado pelo rio Unhais.

O programa que assinala um marco histórico da vida do município de Pampilhosa da Serra iniciar-se-à, pelas 10h00, com o hastear da bandeira, antecedendo a recepção ao secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Marçal Lopes Catarino.

A sessão solene do Feriado Municipal decorrerá a partir das 10h30, nos Paços do Concelho, e incluirá a assinatura de protocolos com instituições concelhias e a atribuição de medalhas e distinção honorífica.

A comemoração do Feriado Municipal contempla, ainda, pelas 12h00, a inauguração da Área de Serviço de Autocaravanas de Pampilhosa da Serra, o que fará com que mais pessoas tenham outro atractivo e melhores condições para visitar o concelho.

O programa termina com o almoço no Villa Pampilhosa Hotel, onde Flávio Silva, que lidera a cozinha do restaurante “O Buke”, está apurado para o concurso Chef Cozinheiro do Ano. O ‘chef’, que nos últimos anos tem dedicado o seu trabalho a elevar a gastronomia da região Centro à alta cozinha, irá competir com 17 colegas de profissão nas fases regionais do mais antigo concurso de chefes de cozinha em Portugal, que celebra este ano a sua 30.ª edição.

A data histórica do Feriado Municipal remonta ao tempo de D. Fernando, quando a Pampilhosa vira-se integrada no termo da Covilhã. Os homens bons, descontentes com tal decisão, dirigiram-se às Cortes de Coimbra de 1385, dando a conhecer a D. João I os agravos que o concelho sofria. O monarca acedeu e, em resposta ao pedido dos representantes do povo da Pampilhosa, emanou a 10 de Abril de 1385 uma Carta de Privilégios, pela qual reconheceu a sua autonomia.

Este acto assumiu ao longo dos tempos uma importância extrema no seio da comunidade local, levando, em 1937, a Comissão Administrativa do Concelho a fixar o Feriado Municipal a 10 de Abril de cada ano, recordando deste modo o dia em que a Pampilhosa recebeu das mãos d’El-Rei D. João I, o de Boa Memória, a carta comprovativa dos seus privilégios, prerrogativas e direitos como vila.

A Pampilhosa da Serra é um concelho com uma área de 397 quilómetros quadrados, composto pelas freguesias de Cabril, Dornelas do Zêzere, Fajão – Vidual, Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Portela do Fojo – Machio, Unhais-o-Velho.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com