Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Turismo adere ao projecto Noite Saudável nas cidades

21 de Março 2019

Pedro Machado (TCP), Rosário Mendes (IREFREA Portugal), João Redondo (NSCCP) e Ana Teresa Correia (NSCCP)

Noite Saudável

O projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” tem a adesão da entidade regional de Turismo e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal para prevenção dos factores de risco associados aos contextos da recreação nocturna.

“Este projecto assenta em três áreas fundamentais: a prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool e consumo de drogas ilícitas e da sinistralidade rodoviária. Como tal, visa contribuir para eliminar ou atenuar os factores de risco e aumentar a resiliência das comunidades, bem como da segurança das cidades”, explica João Redondo, médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Para Pedro Machado, presidente da entidade regional de Turismo, “todos os projectos e iniciativas que pretendam melhorar as experiências de quem visita ou quem usufrui do Centro de Portugal são naturalmente bem-vindos e merecem todo o apoio”.
Com o acordo, ontem assinado, as duas entidades vão colaborar na promoção de iniciativas que visem a prevenção dos factores de risco associados aos contextos recreativos e à recreação nocturna.

Esta cooperação terá o seu enfoque nas actividades associadas aos estabelecimentos da restauração e recreação nocturna, e nas iniciativas do projecto NSCCP que possam ter um cariz promocional e turístico da região Centro de Portugal.

Hoje, pelas 19h00, no café de Santa Cruz, em Coimbra, é também assinado o acordo de cooperação entre a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e o projecto ‘Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal’ (NSCCP).

A iniciativa tem como objectivo melhorar o bem-estar e a segurança em ambientes nocturnos de 23 municípios da região Centro e na assinatura do acordo estão presentes Mário Pereira Gonçalves e Jorge Loureiro, presidente e vice-presidente da AHRESP, e Vítor Sá Marques, presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

As duas entidades envolvidas neste acordo comprometem-se a estabelecer uma parceria na divulgação deste projecto e a participar activamente em iniciativas relacionadas com a recreação nocturna e os profissionais que trabalhem neste contexto.

O projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, criado em 2017, agrega vários subprojectos que visam combater os excessos cometidos em ambientes de diversão nocturna e promover comportamentos mais saudáveis e seguros, como a iniciativa ‘Antes que te queimes’ que decorre na “Queima das Fitas” de Coimbra.

O projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, coordenado cientificamente pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA – Portugal), e apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC (Centro 2020), visa reunir recursos e definir estratégias que permitam à população da região Centro de Portugal vivências salutares em comunidade associadas aos contextos recreativos e à recreação nocturna.

Fórum em Abril

O projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” vai organizar o seu primeiro fórum de debate nos dias 04 e 05 de Abril, no auditório da Fundação de Bissaya Barreto, em Bencanta, Coimbra.

Com o tema “Violência, Sinistralidade Rodoviária, Abuso de Álcool / Consumo de Drogas Ilícitas & Contextos Recreativos Nocturnos. Pensar a prevenção”, o fórum vai juntar especialistas de várias áreas, numa partilha de experiências e conhecimentos.
Mais informações sobre este Fórum em https://www.noitesaudavel.pt/

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com