Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: “República” dos Galifões comemora 72 anos

30 de Março 2019

A “república” de estudantes de Coimbra Galifões comemora 72 anos até 06 de Abril, com uma série de iniciativas em “diversos locais da cidade e de cariz distinto”.

Fundada em 1947, a “república” dos Galifões é uma casa de estudantes tradicional de Coimbra que se “desenhou, desde sempre, como um espaço de vivência comunitária, debate e intervenção política e cultural”, sublinham os seus actuais residentes.

Este ano, a Galifões festeja o 72.º centenário (um ano de vida numa república estudantil equivale a um século) e, como “forma de enfatizar o espírito comemorativo que sempre sustentou, traz a Coimbra um leque de actividades com diferentes enfoques, desde o cariz lúdico, social, político, cultural, ambiental e, ainda, o foque na saúde e desporto”.

No decorrer de todas as actividades “vai ser levada a cabo uma recolha de roupa (tamanho para 14 anos de idade) e material escolar para um rapaz de 10 anos, no seguimento de uma parceria com a Associação Union Fraternelle Portugal”.

O programa comemorativo do aniversário inclui a realização de um torneio de futebol inter-repúblicas, e, na segunda-feira (dia 01), um workshop sobre suporte de vida e recolha de sangue, com iniciativas ao longo da semana até ao “centenário”, no dia 06 de Abril (sábado).

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com