Coimbra  26 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bombeiros Sapadores mantêm tradição com a abertura do presépio

15 de Dezembro 2017

Poder-se-á dizer que a época natalícia em Coimbra só começa com a abertura do tradicional presépio dos Bombeiros Sapadores. Um tradição que voltou, hoje, a cumprir-se e que estará em exposição até 07 de Janeiro.

Os convidados de honra da sessão de inauguração deste ano foram os alunos do 3.º e 4.º ano da Escola do Areeiro, que ficaram maravilhados com as mais de 150 figuras animadas do presépio. Movido apenas por um motor, o presépio animado está instalado numa área de cerca de 60 metros quadrados, na entrada do quartel, e é construído “nas horas vagas dos bombeiros”.

Algumas das figuras e elementos decorativos são já dos primórdios do primeiro presépio, que data de há cerca de 90 anos, e que têm vindo a ser restaurados pelo actual corpo activo. Outra das suas principais características é o facto de grande parte do presépio ser construído com recurso a materiais reciclados, como a roda de um carro de mão, placas de isolamento, o volante e uma bomba de água de uma máquina de lavar roupa, correntes de mota, carretos ou pedaleiras de bicicleta.

“Este é um momento muito importante, que tem grande tradição, e é uma forma de educar as crianças desta idade sobre as questões do ambiente, do combate a incêndios e tornar uma relação de proximidade entre as escolas e o trabalho que é feito pelos bombeiros”, realçou Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

A “lição” aprendida na visita ao quartel dos Sapadores é, depois, aprofundada nas escolas, “informando melhor os alunos sobre o papel dos bombeiros, a missão de interesse público que desempenham e a segurança que a cidade tem graças aos corpos de bombeiros, quer sapadores, como os voluntários de Coimbra e Brasfemes”, adianta o autarca, sublinhando que isto “visa incutir nestes jovens um espírito solidário, compreensivo e de cidadania responsável”.

Durante a manhã, as crianças puderam apreciar o presépio e os engenhos que o fazem dinâmico, bem como tirar fotografias nos carros dos bombeiros, esclarecer dúvidas e, até, passear em viaturas de combate a incêndio.

Segundo o comandante Paulo Palrilha, este é um período em que recebem a visita de milhares de crianças, inclusive, de fora do concelho. No entanto, as portas do quartel dos Bombeiros Sapadores estão abertas durante todo o ano, acolhendo muitas visitas de estudo e dinamizando várias actividades.

O ano difícil em termos de trabalho para todas as corporações de bombeiros, onde se incluem os Sapadores, levou a que a exposição, este ano, fosse menor, contudo, sublinhou Paulo Palrilha, “a tradição tem sido sempre o presépio, que é o que deve ser mantido”, admitindo que “em alguns anos tenha havido um esforço para existir um complemento da exposição”.

No exterior está instalada uma árvore de Natal iluminada, por cima do estábulo que, este ano, irá contar com a presença de três póneis.

Presépio bombeiros

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com